segunda-feira, 14 de junho de 2010

UNIVERSIDADE DE CHICAGO

Comunicação : estabelece as relações entre as pessoas; serve a função de coesão social
-> Abre um campo de investigação da comunicação e procura inseri-lo numa perspectiva de interacção social e política.

Chicago como laboratório social
- 1840/1850 : rápida expansão da Indústria e caminhos-de-ferro do Midwest, que leva a um aumento da importância da cidade como centro de expedições e transportes comerciais (posição geográfica estratégica)
- 1840-1920 : forte crescimento demográfico provocado, em grande parte, pela imigração, desde alemães e irlandeses até polacos, russos e italianos, o que leva a uma multiplicidade de grupos étnicos
Chicago era uma cidade industrial e de imensa pobreza onde as os baixos salários obrigavam as mulheres e crianças a trabalhar, gerando inúmeros problemas sociais.

Rockefeller
Rico e muito religioso, dado a boas causas, tentou reabilitar uma área muito problemática de Chicago, estabelecendo nessa àrea uma Universidade com o dinheiro da Fundação Rockefeller e criando o primeiro departamento de sociologia.
Para os seus estudos, usava a vizinhança urbana circundante como seu laboratório e analisava os efeitos da desorganização social, imigração e da economia na vida quotidiana dos seus habitantes;
- objectivo dos primeiros sociólogos: estudar e explicar problemas sociais para inventar meios práticos para eliminá-los -> sociologia aplicada.
A sociologia de Chicago propôs-se a reflectir sobre a realidade da cidade americana no interior das mudanças históricas que ocorriam.
- compreender a sociedade significava compreender alguns aspectos da sociedade moderna: as mudanças nos códigos de comportamento, as mudanças nas famílias, a influêcia da opinião pública, a sociedade de massas.
A urbanização levava a uma desorganização social que tinha como consequência a ocorrência de crimes, pobreza, alcoolismo, prostituição. Estes problemas levavam à imigração/migração gerando diferenças etnicas e raciais.

A maior parte do trabalho desta escola centrou-se:
a) Desvio social:
definido em formas gerais como uma violação de normas de sociedade do comportamento apropriado;
- esta àrea conduziria, mais tarde, à Criminologia
b) Desorganização social: a perturbação da sociedade devido a uma modificação social rápida
- para estudar a cidade era preciso percorrê-la e observar directamente os protagonistas da vida urbana
- os instrumentos metodológicos eram semelhantes aos da antropologia

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