segunda-feira, 14 de junho de 2010

A comunicação como interacção

Qual a unidade básica de todo o comportamento?
Um acto. Tudo o que fazemos é um acto. Todas e quaisquer acções implicam acções. Algumas acções só têm implicações para nós. Ex: comer muito engorda.
A maioria é implicada por alguma relação com os outros, que constitui alguma forma de interacção social. A compreensão humana só é possível pela interacção social.


Interacção:
- O processo de estar consciente dos outros quando actuamos e de modificar o nosso comportamento conforme as respostas dos outros;
- O processo pelo qual as pessoas actuam para e em respota umas às outras;
- Isto inclui todo e qualquer comportamento social, incluindo a interacção com a cultura material (livros, símbolos, etc.), independentemente da comunicação com outro ser humano.
- > A interacção social não será disruptiva (pois as pessoas tendem a manter e definir uma situação) ou desordenada, para que possamos definir e interpretar as situações com que somos confrontados.
Ex: Quando, por alguma razão, fazemos de conta que não ouvimos o que alguém diz, para não causar mais disrupção.
- > Nós tendemos a manter uma determinada ordem social.


(INTER)ACÇÃO-SIMBÓLICA
O que é o símbolo?
Algo que significativamente representa algo. Ex: um sinal, gesto, língua, acção comportamental…
O que é a interacção simbólica?
A comunicação que se realiza entre pessoas por símbolos (face-a-face, textos, sinais de tráfego, música, etc.)
- Construímos socialmente significados ligados a todos os aspectos do mundo físico e social à nossa volta e respondemos aos significados como se eles fossem mais. Interpretamos constantemente os significados das nossas próprias acções e dos outros.
- Intepretamos os acontecimentos da vida quotidiana em termos de categorias e definições fornecidos pela nossa cultura. Não basta saber a língua (o código), a nossa cultura diz-nos como utilizar os símbolos nas determinadas circunstâncias.
- As pessoas atribuem arbitrariamente o significado aos símbolos (alfanumérico, risos, gestos, sinais) e concordam sobre esse significado.
- Este processo só pode ser aprendido pela interacção social com outros, em toda a nossa socialização.


Comunicação
No interaccionismo simbólico é a actividade humana relacional em que se põem em jogo as circunstâncias subjectivas (subjectividades) que, a partir de conhecimentos mais ou menos partilhados, consegue compreender de forma semelhante as estratégias básicas dos comportamentos no mundo da vida e que, em resultado disso, conseguem os indivíduos compreender-se mutuamente e conferir sentidos semelhantes ao seu ambiente.
Ex: Ir para a fila enquanto se espera para almoçar na cantina, evita conflitos.

- A comunicação é a base de todas as relações sociais;
- Os processos de comunicação implicam, antes de mais, interacção entre sujeitos distintos que, para se compreenderem, estabelecem vínculos no mundo da vida quotidiana.
- Estes vínculos são constituídos por acções dirigidas ao reconhecimento do outro, a quem reconhecemos um carácter de pessoa similar a nós mesmos (incluir na sociedade pessoas diferentes, que reconhecemos como iguais).
- Isto é o fundamento da intersubjectivdade que permite que os processos de interacção se estabeleçam de forma efectiva.
Símbolos : sons, cores e acontecimentos que representam alguma coisa e que são essenciais para compreender a interacção social. A linguagem é um dos símbolos significantes mais poderosos e importantes criada pelos seres humanos, porque nos permite comunicar através de significados e palavras partilhados.


Interaccionismo simbólico
- Dedica-se ao estudo da microacção;
- Desenvolvido por Mead, Goffman, Cooley, Blumer, Becker;
- Concentra-se nas formas quotidianas da interacção social entre pessoas, em vez de nos comportamentos sociais mais amplos. Defende que os seres humanos vivem num mundo de objectos – acções, coisas materiais, pessoas … - é preciso depois estabelecer acordo sobre o significado deles.
- Os comportamentos dos seres humanos são baseados numa compreensão comum e o uso destes objectos, especialmente os símbolos, nas interacções diárias (ex: comunicação não verbal).


Para uma interacção se realizar :
- Cada indivíduo deve determinar a intenção das acções do outro;
- Cada indivíduo decide, então, a sua própria resposta com base naquela intenção.

Foco do interaccionismo
- É a acção, a intesubjectividade
- Estudo da relação funcional entre o modo como nos vemos (auto-definição), como vemos os outros (percepção interpessoal) e como pensamos que os outros nos vêem;
- Entender a realidade social e a sociedade da perspectiva dos actores que interpretam o seu mundo pela e na interacção social;
- Tem a ver com:
- interacção (significação social)
- construção do mundo social
- identidade (como nos apresentamos aos outros, como queremos que eles nos vejam)
- comportamento significativo
- como a significação é construída na relação entre os sujeitos.
- Nível de análise = micro;
- Foco na linguagem, gestos e situações sociais e na atribuição de significado às situações.

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