segunda-feira, 14 de junho de 2010

A comunicação como meio (McLuhan)

· Década de 60: analisar as influências dos media enquanto tecnologias
· Medium Theory, de onde se destacam Harold Innis e Marshal Mcluhan
· Localizar as características formais da comunicação como os motores do processo histórico, das organizações sociais e da própria consciência sensorial.
· Teoria da comunicação que tem subjacente um modelo técnico-antropológico.


McLuhan adopta e desenvolve duas linhas de raciocínio:
- as revoluções nos meios de comunicação implicam mudanças invisíveis nos sistemas de conhecimento e na cultura
- compreender o significado da perda da cultura oral na sociedade ocidental

· Em Mechanical Bride (1951) oferece uma crítica da fragmentação, da comercialização e da mecanização do ser, operadas pelos media (publicidade).
· The Gutenberg Galaxy (1962) e Understanding Media (1964) permitiram-lhe expor uma interpretação da história.


Understanding the media: The Extensious of Men
· O meio é a mensagem: primeiro capítulo, anuncia o seu slogan mais conhecido.
· Devemos concentrar-nos nas suas propriedades formais, não no seu conteúdo: a sua presença material.
· O meio tecnológica determina não apenas o seu uso mas a própria comunicação e a cultura.
· A introdução de um meio na cultura comporta uma mudança no equilíbrio sensorial da sociedade.
· O conteúdo não é especialmente relevante. O que muda as coisas é o próprio meio.


O meio é a mensagem
Isto significa apenas que as consequências pessoais e sociais de qualquer meio - ou seja, de qualquer extensão de nós próprios - resultam da nova escala introduzida nos assuntos humanos por cada extensão de nós próprios, por qualquer nova tecnologia.
Meio e mensagem funcionam a par, dado que um pode conter o outro: o conteúdo converte-se na mensagem do meio que a contém.
A «mensagem» de um meio é toda a mudança de escala, ritmo ou comportamento que esse meio provoca nas sociedades ou culturas.
Ex: o caminho-de-ferro

O meio é a massagem?
The medium is the massage (mass-age)
Envolve-nos inteiramente, formando o ambiente que nos dá forma.
Como ambientes naturais, os media afectam-nos.
Qualquer compreensão da modificação social e cultural é impossível sem um conhecimento do funcionamento dos media como um ambiente.

Os media como extensões do Homem
· Os media são extensões artificiais das faculdades humanas naturais.
· A extensão de um sentido particular tende a transformar o equilíbrio dos sentidos e a percepção e pensamento.


· Os media são extensões dos nossos sentidos e das nossas funções:
- a roda – extensão do pé;
- a escrita – extensão da vista;
- o vestuário – extensão da pele;
- os circuitos electrónicos – extensão do sistema nervoso central.

Como os sentidos e as suas extensões configuram três etapas da Humanidade
· McLuhan, num olhar histórico, descreve três eras da Humanidade:
- Era da comunicação oral;
- Era da comunicação escrita;
- Era electrónica ou aldeia global.


Passagem de umas fases para as outras: causada pelas mudanças nas tecnologias da comunicação.
A invenção do alfabeto – fim da primeira etapa de cultura oral;
Imprensa do tipo móvel – radicaliza as condições da etapa anterior;
Invenção do telégrafo – processo de descobertas que culminarão na televisão.


1. Era Pré-Alfabética ou Oral
Primeiros tempos da humanidade – palavra
- Ligação numa unidade de espaço e de tempo;
- “Um estado de natureza”;
- O tempo e o espaço são circulares;
- Era tribal: todos os homens eram iguais na tribo;
- O ouvido predominava sobre a visão;
- A palavra falada – o meio mais completo de comunicação.



2. Era Alfabética : A Galáxia de Gutenberg
- Introdução do alfabeto fonético – ruptura entre o olho e o ouvido; culminou com a imprensa de tipo móvel como fase final da cultura alfabética: Galáxia Gutenberg;
- Retirou o homem do paraíso tribal;
- A comunicação passou a ser individual, impessoal e solitária;
- O orgão de sentido é o da visão.


3. Era de Marconi : A Aldeia Global
- A era de Marconi ou galáxia reconfigurada marcada pelo aparecimento dos media electrónicos: o sentido já não é apenas a visão mas a audição.
- Reconstituição do tipo de relacionamento Pré-Gutenberg
- Aldeia Global: regresso à oralidade, à supressão de fronteiras e à instantaneidade na transmissão de conhecimentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário