segunda-feira, 14 de junho de 2010

A comunicação como acção dramática III

Manutenção do controlo expressivo
· As pessoas utilizam “práticas preventivas” para evitar os embaraços de performances desacreditadas:
- Práticas defensivas;
- Práticas protectoras;
- Tácticas.
Estas tácticas “salvaguardam a impressão criada por um indivíduo durante a sua presença perante os outros”


Revelação e encobrimento
· As pessoas criarão a impressão de si próprias que as coloca à luz melhor possível e esconderão, o que é impróprio e incorrecto.
· ‘ Persona pública ’ que se comporta correctamente
· ‘ Persona privada ‘ pode fazer coisas condenáveis num certo ambiente.


Equipas
· As pessoas actuam em conluio umas com as outras.
· Pertencemos a equipas nas quais actuamos como parte de um grupo: família, amigos, colegas.


Regiões
· Região: zona de um conjunto certo e específico de comportamentos.
- “Região de fachada”
- “Região de traseiras” ou bastidores
- > Há regiões completamente simbólicas, não são sempre só físicas


As regiões de fachada são as situações ou encontros sociais em que os indivíduos assumem papéis formais (são representações sobre o cenário).
Ex: num casamento pode não existir discussões entre um casal à frente dos filhos para lhes dar uma sensação de harmonia
As regiões traseiras (bastidores) são aquelas em que as pessoas recolhem as suas ferramentas e se preparam para a interacção em situações mais formais. São como o espaço dos bastidores de um teatro ou as actividades que se realizam por detrás da câmara no cinema.
Ex: uma empregada pode ser o vivo retrato da cortesia quando serve um cliente num restaurante e transformar-se numa pessoa que grita e protesta quando desaparece por detrás das portas da cozinha.


Segredos e Mentiras
· Problemas fundamentais em numerosos desempenhos:
- segredos inconfessáveis;
- segredos estratégicos;
- segredos internos.

Representações colectivas: as equipas
· Os actores representam muitas vezes em equipas, que pedem a cooperação de mais participantes para a definição de uma situação.
· Eles formam a euipa não em relação a uma estrutura, mas a uma interacção.
· As equipas fundamentais são:
- Equipas de desempenho (os actores)
- O público

Equipas
· Interdependência recíproca: nenhum indivíduo pode sair da representação.
· Os membros de uma equipa cooperam na definição da situação, guardando segredos e cobrindo os erros dos outros e defendendo os próprios membros face ao público.
· A equipa representa uma apresentação idealizada baseada num «princípio da unanimidade»
· Para que a representação funcione é fundamental que os actores e o público não se misturem.

Equipas em contacto
· Encontro entre membros de equipas diferentes projecta uma situação de cordialidade.
· Uma vez fora de contacto: pode haver um comportamento diferente.
· As equipas apresentam convivência.

· Porque pode haver “incidentes” na representação, são necessárias práticas defensivas da equipa: lealdade, disciplina, circunspecção.

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