segunda-feira, 14 de junho de 2010

Meios quentes e frios

- O meio quente exclui porque não deixa margem para dúvidas. Não fica nada nas entrelinhas.
A fotografia é um meio quente porque não é preciso dizer nada. O indivíduo não está directamente envolvido; O alfabeto fonético é segundo o autor um meio quente na medida em que esta tudo absolutamente explicado.
- A língua é um meio frio na medida em que há participação dos indivíduos.
O telefone é um meio frio porque a transmissão não permite a captação de tudo aquilo que se quer dizer. Outras formas de escrita (ideogramas) obrigam também a uma participação (são por isso frios) porque existe uma maior hipótese de interpretação de quem lê.
- O autor refere ainda no texto as diferentes formas de pensar. Fala das civilizações orientais e caracteriza-as como baseadas na oralidade. Enquanto que as sociedades ocidentais baseiam-se no alfabeto fonético e estruturam o seu pensamento nesta base.
- A razão porque tudo se organiza numa relação de causa-efeito de acordo com Mcluhan baseia-se no alfabeto, na utilização da língua.
- Diz ainda o autor que a forma como se organiza a sociedade e os meios que tem à sua disposição são factores que condicionam as sociedades.
- O autor fala ainda da capacidade do ser humano de se distanciar do objecto através da língua.
- O homem está do ponto de vista biológico perante um enorme fluxo de informação. O nosso mundo ganha forma a partir do momento em que existe a linguagem.
- Para o autor o mundo para o homem é um objecto. Para um bebé as coisas existem apenas quando estão no campo de visão e só depois num estádio mais adiantado ele começa a perceber o mundo através da linguagem. Relacionamos o mundo como um objecto exterior a nós percebido através da linguagem.

1 comentário:

  1. O seu blog é ÓTIMO! Pq vc parou com as postagens?!? Parabéns!!!!!

    ResponderEliminar