segunda-feira, 14 de junho de 2010

Aldeia Global

Mcluhan foi o primeiro a falar do conceito de aldeia global.
- Numa tribo todos sabem exactamente aquilo que o outro tem de fazer porque todos se conhecem e identificam-se com o grupo. Isto vai conta a ideia de vida selvagem, feliz. O papel do ser humano está muito bem definido, partilham o mesmo mundo através de tradições, crenças, filosofias e sobretudo através do conhecimento do indivíduo.
- Com a era da mecânica e a sociedade industrial o ser humano posiciona-se no processo produtivo cujos processos económicos se organizam numa sociedade privada.
- Com a invenção da electricidade do ponto de vista do autor volta-se à ideia de aldeia global, ao conhecimento de todos, talvez uma estandardização do pensamento. Há sinais evidentes. Temos na sociedade uma espécie de tribos com comportamentos típicos de tribos, por exemplo o futebol. Pintam-se as caras, fazem-se identificar uns com os outros. Há comportamentos que fazem lembrar as tribos. Os grupos de jovens delinquentes são outro exemplo que ilustra esta ideia de tribo. Têm um código de comportamentos e regras muito específico desse grupo.
- A ideia do indivíduo que nasce livremente é uma ideia da sociedade industrial. Por outro lado o indivíduo nasce também numa sociedade tribal, tem consciência de que faz parte dessa sociedade e tem de pautar o seu comportamento com base nos hábitos e tradições dessa mesma tribo. O autor dá sobretudo muita importância à electricidade porque ela veio permitir a eliminação do espaço e do tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário