segunda-feira, 14 de junho de 2010

AXIOMAS DA COMUNICAÇÃO

1º Axioma : não se pode não comunicar.
Numa situação de interacção, todo o comportamento humano tem valor de mensagem.
- A unidade da comunicação é o comportamento, que constitui uma mensagem;
- Dado que todo o comportamento é comunicação, a mensagem é constituída por um conjunto de modos de comportamento: verbais, fonais, gestuais, contextuais…
- Estes comportamentos, no seu conjunto, condicional reciprocamente outros significados.
- > Uma propriedade básica do comportamento humano é que ele não tem oposto – não existe um “não-comportamento”, pois um indivíduo não pode não se comportar. Logo, é impossível o indivíduo não comunicar.

2º Axioma : a comunicação tem um conteúdo e uma relação, sendo esta uma metacomunicação.
- Um acto comunicativo não se limita a transferir informação – conteúdo – mas, simultaneamente, impõe um comportamento ao destinatário – relação.
- O conteúdo de uma mensagem pode consistir em qualquer coisa comunicável, independentemente de ser verdadeira ou falsa, válida, inválida ou indeterminável.
- A relação refere-se ao tipo de mensagem e como deve ela ser considerada. Portanto, em última instância, refere-se às relações entre os agentes comunicantes.

3º Axioma : a natureza de uma relação depende da pontuação das sequências comunicacionais
- A “pontuação” organiza os eventos comportamentais (logo, comunicacionais) e, portanto, é vital para as interacções em curso.
- Em consequência, a discordância sobre como pontuar a sequência de eventos provoca conflitos quanto às relações.

4º Axioma : os seres humanos comunicam digital e analogicamente. Na comunicação humana podemos representar as realidades ausentes de duas formas:
- através de um símbolo que tenha com a realidade que representa uma relação de analogia, mantendo semelhança com ela – comunicação analógica;
- através de um signo linguístico (ou não), instituído de forma convencional – mantém com a realidade que representa uma relação totalmente arbitrária – comunicação digital.
A comunicação não verbal é analógica, englobando:
- movimentos corporais, mímica, inflexões de voz, sucessão, ritmo e entoação das palavras;
- quaisquer outros indicíos dos contextos em que ocorrem as interacções.

5º Axioma : as permutas comunicacionais são simétricas ou complementares, conforme se baseiam na igualdade ou na diferença.
- Na interacção simétrica, os agentes tendem a reflectir o comportamento um do outro. A interacção caracteriza-se pela igualdade e minimização da diferença;
- Na interacção complementar, o comportamento de um parceiro complementa o do outro, maximizando-se a diferença. A relação complementar admite, assim, duas posições:
- uma posição superior, detentora de poder;
- outra posição, inferior, de subordinação.

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